sexta-feira, 13 de março de 2009

ISTO PELA GESAMB JÁ TÁ A CHEIRAR MAL...

Pois é, no dia 26 de Fevereiro de 2009, num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Évora, as turmas de 2º e 3º Ciclos do PIEF de Évora visitaram a GESAMB. É uma empresa de Évora, responsável pela gestão e exploração de resíduos sólidos do Distrito de Évora, que procede à recolha e à separação dos resíduos sólidos: papel, vidro, metais, plástico, alumínio e aço.

Fomos respirar o ambiente que se vivia no Aterro Sanitário e no Centro de Triagem... uuuuuiiiii....um cheiro que causou enjoos a algumas pessoas...vejam para eles a fugir escada acima para ver se se escapam!!!!

Confrontámo-nos com a visão de trabalhadores que separavam manualmente o lixo, e que passam o dia inteiro a mexer em produtos perigosos, mal cheirosos e sujos... isto porque as pessoas habitualmente não se lembram de esvaziar bem as embalagens antes de as colocar nos Ecopontos. Foram elas que nos sensibilizaram para o fazermos.

Depois de devidamente seleccionados os materiais, por exemplo no caso do papel e do cartão, os fardos deste material são enviados para outras empresas recicladoras, no sentido de completarem o ciclo da Reciclagem dos materiais.

Foi uma visita importante para nós, no âmbito da Formação Vocacional e da Formação Cívica, na medida em que contribuiu para nos alertar e sensibilizar para o exercício de uma cidadania activa na defesa do Ambiente.

A turma PIEF de 3º Ciclo, Évora

1 comentário:

PIEF Sande disse...

Olá colegas!
Gostei muito da vossa apresentação! A meu ver a reciclagem é muito importante, pois devemos proteger o ambiente! Penso que todos nós podemos dar uma ajudinha nessa tarefa fazendo pequenas coisas: Separar o lixo; Não deitar lixo para o chão; Não poulir rios; Andar de tranportes públicos...Estes são apenas alguns exemplos do que podemos fazer para proteger o ambiente! A reciclagem é, realmente fundamental nos dias de hoje! E nós, enquanto jovens, devemos ter cada vez mais esta preocupação e transmiti-la a quem não a tem.

Boa continuação de trabalho!

Daniela, PIEF Marco de Canaveses